O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009 foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrará em vigor a partir de janeiro de 2009.

Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo Ortográfico.

novas-regras-de-ortografia

Confira todas as mudanças da Reforma Ortográfica 2009:

// Alfabeto da língua portuguesa

A língua portuguesa passa a reconhecer o “K“, “W” e o “Y” como letras do nosso alfabeto, aumentando o número para 26 letras. Esta regra servirá para regularizar o uso dessas letras no nosso idioma.

Exemplo: km e watt.

// Regra das Tremas

As saudosas tremas foram abolidas da língua portuguesa. Você nunca mais precisará usá-las, a não ser para casos específicos, como o uso em nomes próprios.

Exemplo: tranquilo e cinquenta.

// Regra da Acentuação

- Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados.

Exemplo: leem e voo.

- Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados.

Exemplo: ideia e jiboia.

- Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados.

Exemplo: feiura.

- O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“.

Exemplo: chapéu.

- O acento em palavras homógrafas foram eliminados, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”.

Exemplo: pelo, para, pôde.

- Não acentua-se mais o “u” em formas verbais rozotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i“.

Exemplo: apaziguar e averiguar.

// Regra das Grafias Duplas

Para palavras onde a fonética é ambígua, como é o caso de Roraima, pode-se usar acentos da melhor forma que lhe convém.

Exemplo: Rorâima e/ou Roráima.

// Regra das Consoantes Mudas

Todas consoantes que não são pronunciadas, tais como exacto e óptimo, não serão mais usadas. O Brasil já adora esta regra há várias décadas.

Exemplo: óptimo e objectivo.

// Regra do Hífen

- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas cujos prefixos terminam em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s“. A mesma regra serve para prefixos que terminam em vogal e palavras que começam com vogal.

Exemplo: contrassenha e autorretrato.

- Mantem-se o hífen para prefixos terminados em “r” onde a outra palavra também começa com “r“.

Exemplo: super-racional.

- Utiliza-se hífen quando a palavra começa com a mesma vogal que o prefixo termina, com exceção do prefixo “co“.

Exemplo: anti-inflamatório.

- O hífen mantem-se em palavras que não possuem ligação em comum. A mesma regra aplica-se para prefixos “vice“, “ex“, “pré“, “pró” e “pós“.

Exemplo: beija-flor.

- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas por substantivos, adjetivos, verbais, pronomes, etc.

Exemplo: sala de jantar.

Reforma Ortográfica.com – Guia das novas regras ortográficas da língua portuguesa válidas desde 1º de Janeiro de 2009.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009 foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o.

Eletrônicos - Submarino.com.br

5850 Responses to “Novas regras de Ortografia e Gramática – Reforma Ortográfica 2009”

  1. tainara says:
    Eu achei um absurdo muda nossa antiga ortografia passamos bom tempo para aprende-la para depois muda tudo…
  2. Junior Cavalcante says:
    A Língua Portuguesa é uma das linguas mais complexas do mundo. E infelismente ainda tem pessoas que a dificultam mais.
  3. essas novas regras são um oro vc não sabe escrever direito e horrível odiei
  4. poxa, aqui tem informaç~çoes legais mas o visual tá deficiente… não dá p ler confortavelmente…
  5. lalalaaaaala says:
    FICOU RIDÍCULO ESSA NOVA REGRA!
  6. pigs crap says:
    ki lixxo
  7. bruno m f says:
    éssa desgraça é só para ferra nóis ,e eu não to nem aí se vou escrever cérto ou errádo
  8. nao gostei dessas mudanças
  9. ñ gostei dessas mudanças
  10. thiago well says:
    interessante esse site… gosteiii…………
  11. Regina DG says:
    Existem apenas OITO países lusitanos.
    E se considerar a extensão territorial de cada um deles e a quantidade de habitantes, o Brasil é o único com território e população considerável.
    A língua lusófona nunca será uma língua mundialmente conhecida.
    Além de CINCO desses países serem considerados subdesenvolvidos com grandes taxas de analfabetismo.
    Por que mudar uma língua que "uma minoria" conhece ou domina com perfeição?
    Existem muitas línguas semelhantes, nem por isso os países fizeram "acordo ortográfico e gramatical" pra facilitar a vida de ninguém.
    Acho a nossa língua parte essencial da nossa cultura, ela DEVERIA ser diferente de todas as outras!
    Fico frustrada por saber que quem dita essas regras, não têm o menor senso de patriotismo.
    Acho essa reforma completamente desnecessária.
    E para os mais ignorantes, eu leio muito, e a minha opinião nada tem haver com "preguiça de estudar".
    • jonnathan says:
      concordo plenamente contigo Regina, o nosso idioma escrito deveria ser original, ser único. manter todos os acentos de antigamente, todos os hífens e todas as vogais mudas. (êle, éla, idéia, cinqüenta, facto, fórma, etc)
      o governo deveria primeiro investir na educação de nosso país, pois pelo que podemos observar nos comentários, existem muitos erros de escrita e gramática.
  12. Adore muito pq tava precisando mt para um trabalho q tinha q recortar de revistas palavras mais como naum tenho revistas da nova ortografia procurei no google e aghei…
  13. Stefania says:
    Há alguma mudança em palavras como distância???
  14. mt bom me ajodou mt eu tinha uma competição no colégio do soletrendo e eu ganhei me ajudou bastante
  15. eu gostei kibom thggdj das novas regras orto nussei o que
  16. edson da silva says:
    EM CONCURSO, DE 2011, QUAL A REGRA QUE VAI USAR, ISSO É SUPERFLUO..
  17. corlina says:
    com se escreve barbara
  18. Assim é melhor o português fica cada vez mais valorizado!
  19. FABÍOLA ALV says:
    Vamos ter que nos adquar á essas novas regras, afinal elas serão exigidas no meio em que vivemos. Agora, se as pessoas de mais idade já tinham suas dificuldades, imagina só como será difícil para esses, poder entender e colocar em prática tanta mudanças?!
  20. não gostei muito dessa nova regra

Trackbacks/Pingbacks

Leave a Reply